Em 2022, passou a compor a grade curricular como extensão e aprofundamento de matemática. Em 2024, passa a ter o suporte do programa Gênio das Finanças.
O programa é aplicado no Ensino Fundamental I e II. Cada segmento tem como objetivo uma temática. No Ensino Fundamental I, o material traz o dinheiro fictício, que são os geniais. No desenvolvimento das atividades, as crianças vão recebendo os geniais e, ao final de cada módulo, elas podem escolher se querem gastar, investir ou apenas ficar com o dinheiro para uma situação que queiram comprar em algum momento.
Ana Cláudia de Oliveira, professora da disciplina, que é mestre em educação, pedagoga, psicopedagoga e licenciada em matemática, conta que a plataforma de ensino é excelente! Em cada módulo, há um QRcode para os alunos acessarem à avaliação de modo on-line.
“Eu tenho pela leitura da Inteligência Artificial o algoritmo de cada aluno para ver como eles estão no entendimento do módulo trabalhado.”
O Gênio das Finanças embasa a Educação Financeira em dois caminhos. “Os alunos aprendem a funcionalidade da matemática financeira no dia a dia: calcular juros, entender sobre taxa, tarifa, impostos, como funciona empréstimo, financiamento, além do mercado de investimentos - cotas e ações.”
A professora explica que a solução educacional Gênio das Finanças traz o processo de instrumentalização comportamental chamado de Armadilhas Psicológicas. “Os alunos passam a ter tomada de consciência para ter controle do dinheiro. Passam a entender que tudo o que eles têm é valoroso. A família também ganha um livro de tomada de consciência para que se estenda essa reflexão em casa. A aula acontece uma vez por semana, a partir de uma narrativa com vídeos, apostila, jogos e reflexões.
Em dois anos (2023 e 2024), o colégio teve participação expressiva na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, com direito a medalhas nas fases estadual e nacional, competindo com mais de 70 mil estudantes.