Diretoras, coordenadoras, professores e auxiliares dos colégios Pelicano e Sete de Setembro participaram da reunião inaugural do ano eletivo 2025 na última quinta-feira, 16.
Na ocasião, o presidente do Instituto Educacional São João da Escócia, José Solon de Oliveira, apresentou os novos membros da atual gestão. Em seguida, as diretoras pedagógicas, Solange Sant’Ana Zanetti e Maraísa Rodrigues Silva Borba, deram as boas-vindas e agradeceram o compromisso e dedicação do corpo docente.
A gerente pedagógica nacional do COC, Cláudia Yazlle, palestrou sobre propósito docente e saúde mental. “Nós não estamos aqui só para ensinar. Estamos aqui para ajudar os alunos a terem propósito de vida e reconhecer qual é. Precisamos estar bem e dar as mãos uns para os outros. Só assim conseguiremos chegar onde queremos”, pontuou.
Tânia Fontolan, diretora pedagógica da Somos Educação, falou sobre os desafios dos educadores em tempos de redes sociais e inteligência artificial. Ela destacou o papel da escola em preparar os alunos para o futuro, sendo esse, imprevisível. Além disso, disse que novos tempos exigem novas habilidades e a escola deve conversar com o seu tempo. “Devemos utilizar a tecnologia como recurso de apoio”. Sobre o uso do celular, enfatizou: “É preciso restringir, não banir!”
Atitudes que alavancam o sucesso foi o tema da palestra ministrada pelo mentor empresarial, Sidinei Augusto. Em sua fala, explanou sobre autoconfiança, humildade, propósito e sucesso. Destacou a importância de aprender, desaprender e reaprender. “A pior coisa que você pode fazer é insistir que já sabe tudo.”